PRESENÇA DE 125 ANOS

Completaram-se no dia 17 de maio de 2019, cento e vinte e cinco anos sobre a chegada ao Porto da Ir. Maria do Divino Coração pra assumir a responsabilidade de Superiora do Convento do Bom Pastor.

A partir de então muitas e variadas coisas aconteceram, tanto a nível espiritual como material. Não cabe aqui narrá-las, mas é oportuno constactar que a missão e a mensagem da Ir. Maria permaneceram no tempo e continuam a ter sérias implicações tanto na vida das Irmãs do Bom Pastor como na daqueles que continuam a valorizar e viver a sua missão e espiritualidade.

Convento do Bom Pastor (Porto)
--------------------- // ---------------------

INAUGURAÇÃO DE ESCULTURA

No dia do lançamento da primeira pedra do monumento a Cristo Rei, em Almada, ocorriam 50 anos da morte da Beata Maria do Divino Coração. Não admira que tratando-se de um monumento dedicado ao Coração de Jesus se criasse uma relação profunda entre a Beata Maria do Divino Coração e este Monumento. Lembremos entre outros a “Capela dos Confidentes”…

No dia 17 de Maio do ano em curso celebraram-se os 60 anos da Benção da 1ª pedra do Santuário. Após a Celebração Eucarística foi inaugurado um conjunto escultório. Entre essas esculturas destaca-se, logo à entrada do recinto, uma da Beata Maria do Divino Coração, que a representa com um cajado de pastora (Ir. do Bom Pastor), um coração e uma cruz pois, o autor quis realçar a Cruz que foi uma tónica de toda a sua vida.

Escultura da Beata Maria do Divino Coração
Escultura da Beata Maria do Divino Coração
Escultura da Beata Maria do Divino Coraçãoata Maria 03.jpg
--------------------- // ---------------------

ENCONTRO INTERPROVINCIAL

Reuniram-se em Fátima de 27 a 30 de maio de 2019, um grupo de 53 Irmãs do Bom Pastor, das Províncias de Itália - Malta, Espanha e Portugal.

Este encontro teve como objectivo um maior conhecimento entre cada uma das partes em vista a uma união de forças para dar novo vigor e continuidade à missão comum.

Site - Encontro Interprovincial 02.jpg
--------------------- // ---------------------

CELEBRAÇÃO DOS 120 ANOS DA MORTE DA BEATA MARIA DO DIVINO CORAÇÃO

Conforme o previsto, nas Comunidades do Bom Pastor com maior ligação à Beata Maria do Divino Coração, celebraram-se - em espirito de acção de graças - os 120 anos decorridos sobre a sua morte, bem como sobre os 120 da Consagração do Género Humano ao Sagrado Coração de Jesus, efectuada pelo Papa Leão XIII, em união com os Bispos de todo o Mundo. Esta consagração, como sabemos, foi solicitada pelo próprio Coração de Jesus, tendo como mediadora a Ir. Maria do Divino Coração.

 

​PARANHOS:

Em Paranhos, onde viveu e faleceu a Beata Maria do Divino Coração, a festa Litúrgica do dia 8 de Junho foi precedida de um tríduo preparatório, que constou de Adoração ao Santíssimo, dentro da qual o Pároco de Paranhos, Pe. António Manuel Bernardo Martins, fez cada dia uma intervenção reflexiva sobre a história da Devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

No dia da Festa, houve Concelebração Eucarística presidida pelo Pe. António Manuel Bernardo Martins com toda a Comunidade dos Padres Vicentinos, à qual pertence.

No dia 11 de Junho, foi renovada a Consagração do Género Humano em celebração festiva com a presença dos mesmos sacerdotes, do diácono que trabalha em Paranhos, das Irmãs do Bom Pastor e de grande número de fiéis.

Os cânticos, num e outro dia, estiveram a cargo do grupo coral “Mistérium”.

Notícias_-_Aconteceu_-_Paranhos_1.JPG
Notícias_-_Aconteceu_-_Paranhos_2.JPG
Notícias_-_Aconteceu_-_Paranhos_3.JPG

ERMESINDE:

O Tríduo preparatório da Festa da Ir. Maria foi muito participado. Excedeu mesmo as espectativas. Nos Três dias houve celebração da Eucaristia, com pregação feita pelo Cónego Pe. João da Silva Peixoto. Uma presença discreta mas muito apreciada foi a dos Padres responsáveis e os seminaristas do Seminário do Bom Pastor, que têm a Beata Maria do Divino Coração como Patrona.

O Canto esteve a cargo dos dois Grupos corais do Bom Pastor, o Sénior e o Júnior que com mestria se uniram e partilharam vozes, instrumental e corações.

No dia 8 de Junho, a celebração foi muito rica. O celebrante foi o Pároco de Ermesinde, que na continuidade do Tríduo nos estimulou na procura de conhecimento da mensagem e missão da Beata Maria do Divino Coração que nos levará, sem dúvida, ao Coração terno e Misericordioso de Jesus.

Enriqueceram a celebração, para além dos acólitos, os dois Diáconos permanentes que trabalham na Paróquia.

Neste dia, como vem acontecendo todos os anos (este ano 32), algumas famílias fizeram a sua Consagração ao Coração de Jesus e outras, já umas centenas, renovaram a sua Consagração.

As imagens ajudam-nos a compreender:

​​

Notícias_-_Aconteceu_-_Ir._Maria_1.jpg
Notícias_-_Aconteceu_-_Ir._Maria_2.jpg
Notícias_-_Aconteceu_-_Ir._Maria_3.JPG
Notícias_-_Aconteceu_-_Ir._Maria_4.jpg
Notícias - Aconteceu - Consagração das F
Notícias - Aconteceu - Consagração das F
Notícias - Aconteceu - Consagração das F
Notícias - Aconteceu - Consagração das F

A renovação da Consagração do Género Humano ao Sagrado Coração de Jesus, nesta igreja que lhe é consagrada e onde se encontram os restos mortais daquela que foi a mediadora entre o Coração de Jesus e o papa Leão XIII, teve um sabor especial.

Notícias - Aconteceu - Ostal da Consagra

A Celebração (Concelebração) foi muito participada. Teve como presidente o Pe. Vasco Alexandre Domingos Soeiro, Perfeito do Seminário do Bom Pastor e como Concelebrante o Pe. José Augusto Vieira de Oliveira, Vice-Reitor do mesmo Seminário. Não faltaram os Seminaristas.

O Canto esteve a cargo do Grupo Juvenil do Bom Pastor   que, como sempre acontece, nos fez vibrar de alegria espiritual.

No momento de acção de graças todos os presentes renovaram com convicção e fervor o Acto de Consagração com o texto recomendado por Leão XIII há 120 anos.

Notícias_-_Aconteceu_-_Género_humano_1.J
Notícias_-_Aconteceu_-_Género_humano_2.J
Notícias_-_Aconteceu_-_Género_humano_3.j
Notícias_-_Aconteceu_-_Género_humano_4.J
--------------------- // ---------------------
Notícias - Aconteceu - Peregrinação Méxi
Notícias - Aconteceu - Peregrinação Méxi
Notícias - Aconteceu - Peregrinação Méxi

PEREGRINAÇÃO DO MÉXICO

Dia 11 de Junho de 2019, fomos surpreendidos por uma Peregrinação do México.

Eram 45 pessoas, acompanhadas por 3 sacerdotes.

Quiseram celebrar a Eucaristia nesta Igreja dedicada ao Coração de Jesus, e rezar junto à Estátua Jacente Relicário, da Beata Maria do Divino Coração.

Apraz-nos reconhecer a expansão e reconhecimento da Missão e Mensagem da nossa “Ir. Maria” e como este lugar que ela tanto desejou construir, continua a ser um Caminho, um polo da atracção para O Sagrado Coração de Jesus.

--------------------- // ---------------------
Painel da Beatificação.jpg

Hoje é dia de festa!

Hoje, dia 1 de Novembro de 2020,  Solenidade de “Todos os Santos”, perfazem 45 anos sobre a Beatificação da Ir. Maria do Divino Coração.

 

Este é um motivo para nos alegrarmos e com redobrado entusiasmo implorarmos do Céu a graça da sua canonização.

 

Nesta hora, recordamos que a Beata Maria do Divino Coração foi a medianeira entre o Coração de Jesus e o Papa Leão XIII para que este consagrasse todo o Género Humano ao Divino Coração.

 

Peçamos à Beata Maria do Divino Coração que faça uma vez mais de medianeira e interceda, junto do Coração de Jesus, para que Ele olhe com olhos de ternura e misericórdia para este Género Humano que Lhe está consagrado e que vive horas de amargura e sofrimento sob o domínio da actual pandemia e suas tristes consequências.